banner

Para que serve uma solução de Inteligência Artificial?

   A matemática é um conjunto de técnicas científicas que dão suporte aos seus usuários para otimizar suas atividades pessoais ou corporativas. Assim como o mecânico possui sua caixa de ferramentas para fazer seus consertos, o cientista de dados conhece as técnicas necessárias de IA para entregar seus resultados aos clientes.

   Para todo cientista de dados, existem apenas duas palavras: maximizar ou minimizar. Ambas são caracterizadas como a ação de otimizar.

   Toda otimização requer uma atividade para ser praticada. A maioria das atividades possuem diversas soluções, e após colecioná-las, é possível observar que uma solução é melhor que a outra. Observe o exemplo: Elabore um caminho de retorno do seu trabalho para sua casa. O conjunto de soluções possíveis para realização desta tarefa é muito grande! Uma proposta é mais eficiente que a outra no quesito distância.

   Devemos perceber que não é simples desenvolver uma resposta otimizada. Para verificar esta afirmação, considere a próxima situação proposta: Realize uma trilha que conecte quatro pontos de modo que o material utilizado para produção da trilha seja mínimo. Observe a figura abaixo e escolha a solução que satisfaça o requisito de menor consumo de material:

Considerar a medida em cm

   Os resultados, da esquerda para a direita, são: 4 cm, 3 cm, 2.82 cm, 2.73 cm. A última solução, embora não seja visualmente convincente, pode ser obtida pelo tratamento matemático-computacional, e mostra-se 3,19% menor que a penúltima. Quando o erro de produzir através do terceiro desenho (aparentemente o melhor) é prolongado no tempo para cada placa produzida, este prejuízo mostra-se ainda mais valorizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *